sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

É só uma mosca...

É comum ver moscas zanzando por aí.... mas você sabe quem elas são e porque estão perto da sua casa?

 Conhece-las pode, muitas vezes, desvendar casos criminais.
Um dos primeiros casos de entomologia forense registrados ocorreu na china (1235, Sung Tz'u): Houve um assassinato em uma Vila. Todas as foices, de todos os trabalhadores foram analisadas: nenhuma continha sangue, pelo menos não aos olhos humanos. Após um tempinho no sol, as moscas começaram a pousar em uma das foices: era indicio de que ali havia sangue.

 Muito provavelmente você não vá desvendar nada importante sabendo quais moscas habitam sua casa, porém conhecer seus hábitos podem prevenis acidentes, como por exemplo estar cultivando moscas de berne ou de bicheira em seu lixo.
Foi o que acontece aqui em casa: 

A Jude, minha cadela, apareceu com um calombo feio na pata traseira. Nós passamos anti-séptico, mas não resolveu nada. Ontem fiquei perturbando todo mundo, implorando para leva-la ao veterinário e isso foi a salvação. Tiraram duas bernes (larva) da pata dela... e a terceira não quis sair. 

Poderíamos ter evitado isso sabendo que a Musca domestica (a mosca da imagem), comum no nosso quintal é um díptero forético (vetor) da Mosca-Varejeira (Dermatobia hominis).
 Isso quer dizer que D. hominis (aquela verde metálica que fica parada, voando no mesmo lugar) capturam outras moscas (chegam a 50 espécies diferentes), as imobilizam e depositam seus ovos na parte latero-ventral do abdomem delas. Durante 8 dias os ovos da Mosca-Varejeira ficam se desenvolvendo na outra mosca, como a Mosca-Doméstica. Dado esse tempo, no pousar da mosca, as larvas passam para o hospedeiro, como por exemplo eu, você, a Jude ou qualquer outro animal.
As larvas penetram na pela intacta e formam um nódulo (figura em preto e branco), na qual vão aumentando de tamanho e amadurecendo por volta de 35 a 42 dias. 
Passado esse período de desenvolvimento as larvas maduras abandonam o hospedeiro, normalmente a noite ou de madrugada, e caem no solo para virarem pupa (em média um mês) e depois emergir como moscas adultas, sendo que  viverão mais ou menos 3 dias.


Resumindo, passarei a cuidar melhor do quintal para evitar a presença de moscas, sejam elas quais forem, porque eu não quero ninguém em casa com berne... mas continuarei estudando, para o caso de precisar entender o que as moscas a minha volta estão dizendo com sua presença.


Referência: BORJA G.E.M. Erradicação ou manejo integrado das miíases neotropicais das
Américas? Pesq. Vet. Bras. 23(32):131-138, jul./set. 2003

Link: http://www.scielo.br/pdf/%0D/pvb/v23n3/a06v23n3.pdf